quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bouquet Ideal

História do Bouquet

O Bouquet de noiva origina-se de um costume antigo das mulheres carregarem  ramos aromáticos de alho, ervas e especiarias para afastar os maus espíritos. Na Idade Média elas faziam o trajeto até igreja a pé, e no caminho recebiam flores, ervas e temperos para dar sorte e no final a noiva estava com um bouquet na mão.
Na Grécia e Roma antigas, a noiva e o noivo usavam uma guirlanda em volta do pescoço, simbolizando vida nova, esperança e fertilidade.  Mais além, quando a rainha Victoria casou com o príncipe Albert, as ervas e especiarias tinha sido substituído por flores frescas, especialmente malmequeres. Flores comestíveis ainda foram incluídas no bouquet. O dill do bouquet da noiva (também conhecido como a erva da luxúria), era consumido pela noiva, o noivo e seus convidados do casamento durante a recepção, para aumentar o desejo sexual.
Na época vitoriana criou-se  'a linguagem das flores'. Os amantes começaram a usar trocas de flores para transmitir mensagens. Esses significados foram baseados em uma ciência conhecida como Florigraphy, "a linguagem floral '. Muitos amantes  seguiam essa linguagem, pois revelavam  mensagens subjacentes ao envio e recebimento de flores.
Antigamente as noivas confeccionavam dois arranjos. Um era abençoado por um sacerdote e preservado numa redoma de vidro que era exposto na sala de casa ou no quarto. O outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, sendo dessa maneira a próxima a se casar, ritual que é realizado até hoje nas cerimônias.
Infelizmente a muitas flores foram atribuídos significados bastante imerecidas. Para muitas noivas, esses significados continuam a influenciar os tipos de flores que incluíram em seus bouquets.

Bouquet de Noiva

Para a maioria das noivas escolher o Bouquet é um desafio especial, pois quando começam a pesquisar e imaginar encontram diversas questões a serem analisadas. Para começar escolher o Bouquet de noiva já se deve ter escolhido, ou ao menos ter em mente, o vestido, local da cerimônia, horário, estilo de decoração etc, assim poderá harmonizar o bouquet com motivos escolhidos, por exemplo, um casamento todo moderno não combina com uma noiva toda clássica! Normalmente primeiro aspecto que se deve pensar é a cor do bouquet, mas não se pode esquecer de ponderar todos outros aspectos importantes na decisão, como tamanho, formato e estilo

Uma dica: Em casamentos realizados pela manhã ou à tarde, eles devem ser pequenos ou médios, de preferência feitos com flores do campo. À noite já pode ser maior, mais chamativo e feito com flores nobres. A noiva tem a opção de flores naturais ou artificiais. As flores naturais são mais leves, mas clássicas. Bouquets estilosos artificiais também estão muito na moda, e ainda tem a opção de flores artificias!

 Para facilitar a decisão do Bouquet vamos enumerar cada passo da definição:

- Estação da cerimônia: quais são as flores da estação?
- Estilo da cerimônia: moderna, vintage, minimalista...
- Seu tipo físico: vamos ver adiante o tipo de bouquet indicado para cada porte físico
- Estilo do vestido: também veremos que é importante harmonizar o estilo do seu vestido com o tipo de bouquet.
- Formatos de Bouquet
- O que você vai fazer com o Bouquet: jogar para as convidadas? Guardar de recordação?





Estilo do vestido

É importante harmonizar o estilo do seu vestido com o tipo de bouquet.


Vestidos mais elaborados, com muitos detalhes não podem perder espaço para Bouquets também muito elaborados, pois pode correr o risco de pecar pelo demais. Excessos ou mínimos nunca são bons.

Vestidos mais simples e suaves podem ter um bouquet mais elaborado, mas nada de exageros para noiva não desaparecer. O Bouquet pode ser maior e vai complementar o visual da noiva dando toque final ao vestido.



O Vestido também ajuda a definir o tamanho das flores a serem usadas para compor o Bouquet. Se o vestido da noiva é clássico, com cauda e véu, o bouquet pode ser em formato cascata. Vestidos mais elaborados, com bordados pedem bouquet mais simples e menores.




Estilo da cerimônia

O Estilo da cerimônia é uma combinação do que o casal sonha  para seu grande dia com suas personalidades. Mas o bouquet da noiva deve ter o estilo da noiva. Alinhar a personalidade ao vestido e ao bouquet  fará que a noiva fique realmente bela, pois não parecerá “montada”, e sim, natural. Por exemplo, se você tem uma personalidade forte, estilo fashion, não cairia bem usar um vestido clássico com um bouquet extremamente romântico, e sim um vestido diferente, com detalhes que harmonizem com o que ela é, e pode-se aproveitar dos detalhes do vestido para inspiração para o bouquet!

Tipo Físico da Noiva

Veremos nos próximos posts que existem cortes adequados para cada silhueta, e que a noiva deve prestar atenção nisso para não errar na hora de escolher o vestido. E não é diferente para o Bouquet.
A palavra que se deve buscar é PROPORÇÃO.  Ver se a composição geral está em harmonia. Exemplo: uma  noiva alta pode usar flores grandes e bouquets longos, enquanto as baixas devem escolher flores menores.
A cor da pele, dos olhos e cabelos também devem ser lembradas: Mulheres morenas ficam bem com cores fortes e vivas: vermelho, amarelo, azul... As loiras e com peles mais claras ficam bem em tons pasteis e dourado. Usar cores fortes pode apagar a noiva loira.



Estação da cerimônia:

Cada estação tem suas flores, e optar por elas é uma economia, pois não terá que encomendar flores que na época estão escassas. Casamentos realizados no verão combinam com folhagens verdes junto ao bouquet.  No inverno as flores podem ser mais elaboradas e sofisticadas, e podem ficar mais juntinhas em um formato compacto.  No verão é recomendado compor bouquets mais leves.

Veja as flores de cada mês:


Janeiro: antúrio, áster, boca-de-leão, caspia, catléia, cravina, lisiantus, orquídeas 

Fevereiro: angélica, áster, cáspia, gladíolo, orquídeas. 

Março: angélica, áster, caspia, catléia, margarida, orquídeas 

Abril: angélica, gyipsophila, gladíolo, strelitzia 

Maio: áster, cravina, cravo, crisântemo, cymbidium, gypsophila, gladíolo, narcisus, rosa, strelitzia, tango, tulipa 

Junho: angélica, cymbidium, margarida, narcisus, strelitzia, tulipa 

Julho: angélica, amor-perfeito, jasmim, cymbidium, goivo, narcisus, tulipa 

Agosto: copo-de-leite, girassol, goivo, íris, narcisus, oncidium, tulipa 

Setembro: copo-de-leite, delphinium, estatice, fresia, girassol, goivo, íris, narcisus, oncidium, tulipa 

Outubro: agapanto, áster, copo-de-leite, dáhlia, delphinium, estatice, frésia, gladíolo, girassol, lírio-branco, tango, tulipa 

Novembro: antúrio, áster, boca-de-leão, caspia, copo-de-leite, crisântemo, dáhlia, delphinium, gérbera, gypsophila, girassol, lírio-branco, lisiantus, rosa, tango 

Dezembro: antúrio, áster, boca-de-leão, caspia, cravina, crisântemo, dália, delphinium, gérbera, gypsophila, girassol, lírio, lisiantus, rosa, tango. 



Clique aqui e veja o post completo das flores!

Formatos de Bouquet

Bouquet redondo:  Ideal para noivas mais baixas, com silhueta alinhada. Podem ser compactos com flores mistas e arredondadas. Ficam ótimos com  vestidos mais elaborados e com detalhes, com decotes arredondados . É o mais delicado dos Bouquets. 



Bouquet cascata:  é um formato mais sofisticado, ideal para casamentos a noite. O tamanho dele varia de 45cm, por isso é recomendado para noivas mais altas. Combina com vestido sofisticados e glamourosos, com decotes em Y ou princesa.






Bouquet braçada:  é muito estiloso, ideal para noivas que combinem seu estilo com o vestido. Pode ser usado por noivas de vários tipos físicos. Muito usado em casamentos informais, pois é carregado no braço. Fica lindo com vestidos justos e podem ser usados em casamentos de dia.




Estilo do Bouquet:

Romântico: Bouquets estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa... Com  tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.






Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas e enfeites.






Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.






Clássico: Buquês formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.







Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos.






Como carregar cada Bouquet

Para segurar o Bouquet redondo ou cascata a noiva iva deve encostar o antebraço na lateral da cintura cuidando para não ficar com os braços abertos e estragar o visual da entrada.
Na igreja, poderá pedir para mãe ou madrinha segurar durante a cerimônia

Quando comprar o Bouquet

O bouquet deve ser encomendado com no mínimo 30 dias de antecedência ou mais para garantir. Os preços variam muito pelas flores escolhidas e adereços, flores naturais ou não. Faça uma pesquisa com antecedêcia levando em consideração o orçamento previsto para o Bouquet.


E não esqueça de conhecer as flores no Post Flores Para Casamento! 


Fontes:
WikipediaCasamento Click, Uol NoivasPinterest Mariages Casamentos



O que você você achou deste post?? Deixe sua opinião, idéias, comentários....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!