sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Escolhendo o Vestido

A parte mais esperada para noiva durante os preparativos do casamento é achar o Vestido Ideal! Tanto que tem até um programa no Discovery H&H só sobre isso, Say Yes to The Dress, e adoro ver o entusiasmo das noivas escolhendo! Recomendo!


Mas voltando ao assunto: cada mulher tem seu estilo, seu modelo dos sonhos... e emoção maior do que achar o vestido perfeito só quando entrar na igreja!

Mas às vezes na hora aquilo tudo que se imagina não é o que realmente fica bem! Então aqui vão algumas dicas antes de escolher o vestido:

- Conhecer seu tipo de corpo
- Conhecer os modelos de vestido e quais favorecem o seu tipo de corpo.


Assim fica mais fácil ter uma referência na hora de procurar e experimentar, já foca nos que você sabe que irão ficar melhor! Outra dica para escolher: Pesquise muito, veja os modelos e os estilistas, decida antes que tipo de plano vai optar: aluguel, 1o aluguel, comprar pronto, mandar desenhar especialmente para você.... organize-se para começar com o pé direito.



Qual seu tipo de Corpo?


 Alta, Baixa, Cintura, Quadris... tudo isso influencia no modelo do vestido, pois cada corte e caimento se ajustam a certos tipos de corpo.




Retangular


As mesmas medidas nos ombros, na cintura e no quadril, sem curvas. É preciso usar um vestido volumoso e afinar a cintura. O foco deve ser o meio do corpo. A vantagem da silhueta reta é poder usar quase todos tipos de vestido, exceto o reto, e bordados texturas, etc etc
Dica: Use vestido acinturado. Pode usar cintos e faixas na cintura, decotes são bem vindos, mas em V para apontar para cintura, tudo para definir esta área.
Vestido Ideal: Nesse caso, os melhores tipos de vestido são o estilo princesa ou com saia evasé, pois eles realçam a cintura, dão volume aos quadris e valorizam o busto. A noiva com esse estilo deve evitar cortes retos.

Triangular


A medida do quadril é maior do que a região do colo. O foco do vestido deste tipo de corpo tem que ser seios e ombros. Já a saia do vestido deve ter fluido no caimento mas nada muito chamativo.
Dica: Valorizar decote com elementos que ajudem a aumentar a região do colo e não usar saia justa e sim vestido com caimento.
Vestido Ideal:  Modelos com caimento reto do quadril até os pés. Corte Império.

Oval


A medida da cintura da mulher de silhueta oval é maior do que as do quadril e do colo. Neste caso, buscar uma proporção equilibrada não significa igualar o volume em todo o corpo e sim minimizar o tamanho do abdômen. 
Dica: Vestido corpete ou uma faixa acima da cintura também.Brilho e textura são válidos em pontos estratégicos. Concentre os detalhes no decote, preferencialmente em V que diferentemente dos decotes próximos ao pescoço, como o canoa, que dão volume.
Vestido Ideal: Corte Império, Vestido Linha A.

Triângulo invertido


A parte superior do corpo (ombros) são maiores do que o quadril. Nesse caso o segredo é tentar harmonizar os dois, ou seja, valorizar a região inferior. E o segredo são as saias volumosas. 
Dica: saias volumosas no vestido! Bastante textura, babados etc! E a parte superior é recomendado que seja liso e o decote em V, para afinar.
Vestido Ideal: Bolo de Noiva - Princesa e o vestido com corte imperial.


Ampulheta


Ou popularmente conhecido como corpo violão, que tem a mesma largura nos ombros e nos quadris, parte inferior, e a cintura fina e marcada.
Dica: Saias retas, tecidos fluidos e cintura levemente marcada valorizam o corpo da noiva. Não abusar do volume, nem de vestidos marcados demais, mas um justo que valorize as curvas. Tomara que caia são bem vindos.
Vestido Ideal: Quase todos os vestidos combinam com esse corpo. O modelo sereia é perfeito porque ressalta a silhueta.

Plus size


Para a noiva plus size, vale a máxima do “menos é mais”, já que o corpo é proporcionalmente volumoso. 
Dica: Evite corpetes, babados, franzidos etc. Opte por tecidos que não marquem como crepe e renda. A modelagem fluida, o decote V, as mangas ‘sequinhas’ e o caimento reto a partir da cintura, corset e mangas lisas também  ficam ótimos.E todo o volume que a noiva vai deixar de usar no vestido pode ser concentrado na barra e na cauda ou no arranjo do cabelo.
Vestido Ideal: Pessoas que vestem números maiores podem optar por vestidos onde as saias comecem mais próximas do quadril. Vestidos Retos e Linha A, corte Império.


Os Vestidos


Retos


Um vestido com corpete justo, com um look afinado para cintura e quadris, com saia reta até o final. Modelos retos são adequados para todos os tipos de casamentos.
Devido a simplicidade do estilo, pode ser alterado de muitas maneiras, misturando vários decotes, comprimentos e mangas, criando visuais diferentes.
Essa silhueta funciona bem com vários comprimentos de saias, caraterizado conforme a formalidade do casamento.
Para contornar o corpo os tecidos seda e cetim duquesa. Para manter a forma da silhueta, cetim bousol ou seda.
Vestidos retos dificultam o movimento, incluindo a capacidade de sentar-se e dançar. Ao optar por um modelo assim, inclua pregas ou recolhimento nas costas para que possa circular mais livremente. Esse modelo de vestido vai ajudar a noiva aparentar ser mais alta.










Linha A (A-Line):


Os vestidos tipo "A" são justos dos ombros até a cintura, com a saia solta que vai abrindo em formato da letra A. Devido ao seu estilo clássico e simples o modelo é apropriado para todos os estilos de cerimônia.Suporta muitas opções diferentes de tecidos. Para um visual simples, sedas ou cetim duquesa são as melhores opções, pois permitem que o vestido caia naturalmente e criam uma silhueta suave e feminina. É apropriado em quase todos os tipos de corpo. As longas linhas do vestido podem criar a ilusão de altura para uma pessoa mais baixa, assim como emagrecer, criando ilusões de curvas.São uma excelente escolha para quem quer esconder quadril e pernas, mas não deseja um vestido tipo bolo ou volumoso.





Princesa ou Bolo de Noiva:


Este estilo é justo na parte superior  e a partir da cintura forma-se uma espécie de saia com mais ou menos roda, sendo adequado para casamentos tradicionais.O vestido princesa pode suportar muitos decotes e comprimentos com diferentes mangas. A noiva pode usar vários tipos de caudas, pois a estrutura da saia princesa equilibra o peso.O uso do cetim ou uma sobreposição de chiffon cria uma silhueta muito elegante e tradicional. Camadas fofas na saia ajuda na leveza O volume do vestido pode ser alcançado de diversas maneiras: um saiote para apoiar a sua estrutura ou camadas de tecidos, tais como, organza, tafetá, tule.
É ideal para acentuar a cintura e esconder quadris mais largos. Se tiver um busto grande, este estilo vai ajudar a criar a aparência de cintura fina. Não é indicado para as noivas muito baixas e pequenas, pois parecerá desproporcional ao seu tamanho.O vestido tipo princesa geralmente possui uma armação para manter o formato. Tenha em mente que esse material extra pode ser pesado e volumoso, o que demandará cuidados na hora de vestir.   








Vestido Sereia:


É um vestido de noiva justo ao corpo que abre a partir da zona do joelho. Este é um estilo muito sexy que realça as curvas do corpo de uma mulher. 
Fica bem com quase todos os decotes e comprimentos de manga para revelar ou cobrir a pele como se deseja. Se quiser mostrar a pele, pode-se optar por um decote sem alças, gola alta ou decote V.
O visual sereia é influenciado pelos estilos das saias. A saia pode começar a abrir acima do joelho, no joelho ou abaixo do joelho.
Uma saia rodada fornece o volume em toda a volta da parte inferior da noiva, enquanto que uma saia trompete cria um volume que flui para fora, atrás da noiva.
Se você quer um vestido que deslize conforme as curvas de seu corpo, sedas leves e cetim duquesa. Tecidos duros, no entanto, podem chamar a atenção para a forma de estrutura do vestido.
Esse estilo de vestido  é apropriado para mulheres com silhueta curvilínea. Eles não escondem imperfeição do corpo.








Alguns cortes diferenciados que ajudam a harmonizar as silhuetas:


Corte Império


A ênfase neste corte é para a parte superior do corpo, pois a partir da região do busto, o vestido abre-se, formando a cintura na parte mais elevada do corpo. São perfeitos para um casamento casual.
O comprimento das mangas podem variar, longas mangas para casamentos no inverno, ou sem mangas. 
São recomendados tecidos mais leves para permitir maior movimento na saia. Camadas de chiffon de seda sobre um tecido de base irão criar um efeito romântico. São uma excelente opção para noivas gestantes, pois disfarçam bem a região abdominal, proporcionando conforto.
Este corte é ideal para cobrir outras características corporais indesejados, como um longo tronco, pernas curtas, ou quadris largos, para quem tem busto grande.








Cortes Assimétricos


O final da saia, às vezes também algumas camadas de tecido da saia, é cortado em um ângulo diagonal. A saia pode possuir ondas e camadas sinuosas por todo o vestido.
A assimetria também pode estar presente no decote (como os modelos com um ombro só) ou corpete. Esse estilo brinca com as formas e dá ao vestido um toque original e moderno.
A assimetria pode aparecer em diversas doses no look, sejam apenas em um detalhe, como decote ou manga estilo um ombro só, e modelos completamente ousados, com saias em camadas sinuosas.
Os modelos decotados assimétricos atraem a atenção para o colo e os ombros, portanto são os mais indicados para quem deseja equilibrar os quadris.
Caso a assimetria seja angular, isso pode ajudar a disfarçar os rostos redondos. Para mulheres com ombros largos, o ideal é evitar esse modelo.






No site do GNT Noivas você consegue simular o desenho do seu vestido conforme seu tipo de corpo, muito legal vale a pena dar uma olhada!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!